
Sobretudo para manter a saúde e a segurança das crianças durante as férias, é fundamental evitar acidentes e assegurar momentos de diversão.
Nesse sentido, adaptar os ambientes, monitorar de perto, proteger contra o sol e manter a hidratação são medidas essenciais para prevenir acidentes e manter a diversão.
Além disso, possibilitar brincadeiras ao ar livre e dedicar opções criativas para o tempo livre auxilia a manter as crianças entretidas e seguras.
Portanto, veja neste blog como prevenir acidentes e manter a diversão nas férias da criançada.

Saúde infantil e prevenção de acidentes
Adaptação do ambiente
Primeiramente, proteger tomadas, quinas de móveis e itens perigosos, como produtos de limpeza e medicamentos, é fundamental para prevenir acidentes e manter a diversão.
Assim como barrar que crianças circulem na cozinha durante o preparo de alimentos e ensinar sobre o perigo de panelas quentes.
Ao mesmo tempo que instalar barreiras e grades de proteção é imprescindível, sobretudo em casas com mais de um andar.
Por fim, em tempo algum deixar crianças sozinhas em áreas com piscinas e continuamente monitorar de perto para prevenir acidentes e manter a diversão.

Hidratação, alimentação e proteção solar
Acima de tudo, aplicar protetor solar de ampla proteção e reaplicar a cada duas horas, especialmente em dias de sol, vai proteger a saúde da pele do seu filho.
Do mesmo modo que oferecer água, água de coco e frutas pode manter as crianças hidratadas, sobretudo em dias quentes.
Ao passo que oferecer refeições saudáveis e equilibradas, evitando alimentos industrializados e doces em excesso pode prevenir doenças e fortalecer a imunidade.
Vacinação e medicação
Tanto quanto a hidratação, verificar se as vacinas da criança estão em dia antes de viajar ou participar de atividades de férias é essencial para a saúde infantil.
Definitivamente, administrar medicamentos sem orientação médica é ineficaz, lembre-se sempre de manter medicamentos fora do alcance das crianças.
Brincadeiras ao ar livre
Em síntese, promover brincadeiras ao ar livre, como amarelinha, pular corda, bicicleta e outras atividades em grupo vai colaborar para a saúde do seu filho e a de todos ao redor.

Sobre a autora
Ruthe Barros é formada em jornalismo pela UniCarioca. Em novembro de 2021 publicou seu primeiro livro “Eu matei um homem em Mônica’s Hill” pela Editora Viseu. Atualmente trabalha como assistente de marketing em uma clínica médica. Ruthe nasceu em Campina Grande, na Paraíba, mas cresceu e mora no Rio de Janeiro até hoje.