
Principalmente para garantir a saúde de crianças e adolescentes durante o período de volta às aulas, é fundamental focar em higiene, alimentação, sono e bem-estar mental.
Pensando nisso, estimular a lavagem corriqueira das mãos, assegurar uma dieta equilibrada, proporcionar um sono regular e criar um espaço escolar seguro e acolhedor são medidas cruciais.

Recomendações de saúde para a volta às aulas
Lavar as mãos
Constantemente, ensine e incentive a lavagem frequente das mãos, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro.
Ambientes arejados
Ao mesmo tempo, as escolas devem manter as salas de aula bem arejadas para diminuir a concentração de vírus e bactérias.
Evite contato
Simultaneamente, peça para o seu filho evitar contato próximo com colegas doentes e não partilhar objetos pessoais, como garrafas de água e materiais escolares.
Alimentação na volta às aulas
Antes de tudo, garanta uma dieta equilibrada com frutas, legumes e proteínas para crianças e adolescentes.

Estabeleça uma rotina com horários
Além disso, crianças e adolescentes devem dormir cerca de 9 a 11 horas por noite, de acordo com a Mayo Clinic.
Identifique sinais
Da mesma forma, esteja atento às mudanças de atitude, dificuldade de concentração, irritabilidade e variações no sono e no apetite.
Por fim, os responsáveis devem ficar atentos ao peso da mochila dos filhos, incentivar a beber água frequentemente e ainda estimular brincadeiras ao ar livre.
No Égide Saúde tem
Neuropsicólogos que poderão avaliar e tratar alterações cognitivas, emocionais e comportamentais decorrentes de condições neurológicas e distúrbios psiquiátricos. Acesse o site ou baixe o app e marque a sua consulta!

Sobre a autora
Ruthe Barros é formada em jornalismo pela UniCarioca. Em novembro de 2021 publicou seu primeiro livro “Eu matei um homem em Mônica’s Hill” pela Editora Viseu. Atualmente trabalha como assistente de marketing em uma clínica médica. Ruthe nasceu em Campina Grande, na Paraíba, mas cresceu e mora no Rio de Janeiro até hoje.