Datas comemorativas podem ser uma oportunidade incrível para você, médico, melhorar sua relação e se conectar de forma mais eficaz com seus pacientes.

Com a ajuda de um planejamento estratégico essas datas podem se transformar em poderosas oportunidades para promover a saúde e aumentar a visibilidade do seu consultório.

Veja abaixo algumas dicas práticas para se conectar com seus pacientes através das datas comemorativas.

1. Monte um calendário de datas especiais

Criar um calendário contendo todas as datas comemorativas que são relevantes para o seu consultório te dará mais tempo de planejamento.

Não fique preso apenas a datas de saúde ou feriados nacionais.

Feriados estaduais e municipais datas e até mesmo comemorações estrangeiras como o Halloween podem ser exploradas pelo seu consultório.

Datas como o Dia Mundial da Saúde, o início do verão e até mesmo o Natal e Páscoa podem e devem ser trabalhados por você.

Pois mesmo as datas que não se relacionam diretamente com seu negócio, podem conter valor afetivo para seu público.

E criar matérias que explorem esse aspecto emocional ajudam você a se conectar com seu público.

2. Entenda os interesses dos seus pacientes

Saber o que interessa aos seus pacientes é parte vital para encantar esse público e criar uma conexão mais forte.

Se seu público é majoritariamente composto por mulheres acima de 30 anos, por exemplo, explorar o Dia das Mães, o Dia Internacional da Mulher e o Outubro Rosa faz total sentido.

Se você é psicólogo, o Setembro Amarelo e o Dia do Amigo são exemplos de datas a serem exploradas.

Lembre-se de que para que valha a pena você explorar qualquer data você deve refletir se essa data possui algum significado para seus pacientes.

3. Faça campanhas específicas

As datas comemorativas podem ser usadas perfeitamente como razões para estimular seus pacientes a agendarem consultas e outros procedimentos.

Oferecer um desconto especial para homens acima de 30 anos na semana do Dia dos Pais, por exemplo, é uma forma de explorar a data.

Outra alternativa boa é organizar e participar de eventos voltados para a promoção da saúde em datas específicas.

Promover uma palestra gratuita sobre saúde do idoso no Dia dos Avós é uma forma de ser conhecido por um público novo ao mesmo tempo que você mostra que está envolvido com a saúde da comunidade.

4. Estimule as interações nas redes sociais

As redes sociais são os meios de comunicação mais rápidos e simples para você interagir com seus pacientes ao mesmo tempo.

Conteúdos como enquetes, quizzes e lives são uma excelente forma de interação.

Você pode, por exemplo, gravar um vídeo contando qual sua melhor lembrança do Natal quando você era criança e pedir para seus seguidores contarem o mesmo nos comentários.

Assim você desperta memórias afetivas nos seus pacientes, aumentando sua conexão com eles.

5. Envie e-mails personalizados em datas comemorativas

Usar o e-mail marketing para destacar importância de datas comemorativas e compartilhar dicas de saúde ajuda a manter o relacionamento ativo com seus pacientes.

Essa ação ajuda a manter o paciente consciente sobre seu consultório.

Já que assim como todos, seus pacientes são bombardeados por anúncios o tempo todo, entre esses anúncios, campanhas de concorrentes.

Um e-mail no Dia Mundial da Atividade Física falando sobre a importância de se manter ativo é um bom exemplo.

6. Enfeite sua clínica

Enfeitar a clínica nas datas comemorativas que você explorar é uma boa forma de impactar seus pacientes positivamente.

Dessa forma você alinhará suas ações online com seu espaço físico.

Isso tende a deixar seus pacientes mais à vontade.

Além disso, essa decoração pode servir para estimular pacientes que já estão na sua clínica a descobrir outras promoções que sua clínica esteja fazendo especialmente para a data em questão.

Como por exemplo, uma decoração de Dia das Crianças com informações sobre um desconto de 15% em consultas de pediatria.

Conclusão

Usar as datas comemorativas pode funcionar de diversas formas. Seja para se conectar com seu público, para se mostrar presente na comunidade ou para conquistar novos pacientes.

O uso estratégico e planejado dessas datas pode render bons frutos ao seu negócio.

Integrar ações de marketing de forma criativa é um desafio, mas que, se você tiver paciência e força de vontade, essas ações farão uma grande diferença no seu negócio.

Então não tenha medo de começar. Siga as dicas passo a passo e comece a trabalhar melhor o marketing do seu consultório.

Sobre a autora

Ruthe Barros é formada em jornalismo pela UniCarioca. Fez estágio como criadora de conteúdo para uma assessoria de imprensa, em novembro de 2021 publicou seu primeiro livro “Eu matei um homem em Mônica’s Hill” e hoje em dia trabalha como assistente de marketing para uma clínica médica. Ruthe nasceu em Campina Grande, mas cresceu e mora no Rio de Janeiro até hoje.