
Antes de tudo, a Páscoa é uma celebração cristã que relembra a ressurreição de Jesus Cristo.
Constantemente, é comum comer muito na Páscoa, próprio à variedade de comidas típicas e o costume de trocar ovos de chocolate.
Por analogia, o chocolate e vários outros alimentos típicos da Páscoa, como peixes, pães, bolos e sobremesas acendem um alerta sobre a quantidade de calorias consumidas.
Logo, garantir uma alimentação saudável na Páscoa é valioso porque ajuda a evitar excessos e a manter o bem-estar, mesmo quando se come alimentos típicos da época.

Como aproveitar a Páscoa sem exageros?
1 – Se alimente bem
Desde já, preferir alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas, vegetais, saladas, proteínas magras e carboidratos integrais na Páscoa é o mais recomendado.
Bem como incorporar vegetais coloridos, como cenoura, beterraba, espinafre e brócolis, ajuda a manter a alimentação saudável e balanceada.
2 – Beba água
Sobretudo em grandes feriados como a Páscoa, tendemos a beber menos água, o que dificulta a digestão de alimentos.
Em outras palavras, a água ajuda a manter o corpo humano funcionando, dissolvendo e facilitando a absorção de nutrientes.
3 – Dividir calorias
Sempre que ganhamos chocolate na Páscoa, temos a tendência de comer imediatamente. Para saborear cada mordida evite comer tudo de uma vez, guarde um pedaço para depois ou dívida com um familiar.
Dessa forma você consome menos calorias e ainda aproveita melhor a Páscoa sem perder a dieta.

4 – Pontualidade
Por fim, no feriado de Páscoa, evite pular refeições comendo lanches e opte por um planejamento antecipado.
Organize um cardápio saudável, beba pelo menos 8 copos de água por dia e coma apenas de 3h em 3h. Dormir por pelo menos 8h também vai lhe fazer bem.
No Égide Saúde você encontra
Nutricionistas que podem recomendar uma dieta saudável sem perder as gostosuras da Páscoa. Acesse o site ou baixe o app Égide Saúde.

Sobre a autora
Ruthe Barros é formada em jornalismo pela UniCarioca. Em novembro de 2021 publicou seu primeiro livro “Eu matei um homem em Mônica’s Hill” pela Editora Viseu. Atualmente trabalha como assistente de marketing em uma clínica médica. Ruthe nasceu em Campina Grande, na Paraíba, mas cresceu e mora no Rio de Janeiro até hoje.